2) Preencha a layer de preto com a bucket tool ou alt+backspace. Após esse processo, duplique a layer;
3) Na nova layer duplicada, pegue a circle marquee tool e faça um circulo segurando o shift (faça um circulo com 2/3 do tamanho da layer);
4) Não retire a seleção!! Pegue a brush tool de tamanho 300 px e hardness 0%. Na barra principal, coloque o brush no modo Linear Dodge, coloque a opacidade em 30% e marque a opção clicando no ícone da airbrush e escolha uma tonalidade de cor de média para clara. Exemplo: 664029
5) Comece a aplicar o brush na layer clicando nas pontas do círculo de modo a não clarear muito o mesmo e formando uma “sombra” no fundo do círculo que será a sombra do planeta (Dica: Pense em um relógio e faça com que a “ponta da sombra” fique localizada no nº 8 e nº 2). No final seu circulo deverá estar parecido como o da imagem.
6) Pegue a imagem deste link e abra-a no PS. Vá em Edit>Define Pattern e nomeie como quiser… (Eu nomeei de Textura Planeta) e coloque a configuração que está na imagem abaixo:
7) Feita a configuração, Não retire a seleção!! Pegue o brush com as mesmas configurações anteriores e repita os mesmos movimentos utilizados para a pintura do círculo anteriormente fazendo o movimento do nº 8 ao nº 2 do relógio. Não retire a seleção ainda!! Sua imagem irá se assemelhar com a imagem abaixo:
Vá para Filter > Distort > Sphereize e configure-o em 100% e clique em OK. Repita a mesma ação, só que configure agora com 50% e clique em OK;
9) Com isto pronto recorte a seleção do planeta indo em Edit > Cut ou aperte Ctrl+X;
10) Crie uma nova layer transparente, copie o planeta na mesma. Se houver muito serrilhado na ponta do planeta, acerte com uma borracha de ponta macia. Essa é a layer do planeta…coloque o nome planeta para essa layer;
11) Iremos fazer a layer da atmosfera. Duplique a layer do planeta e vá em Blending options dando dois cliques na layer duplicada.
12) Em Blending Options, coloque-a em modo Linear Dodge e opacidade em 100% e fill opacity em 0%, como na imagem abaixo;
13) Em Outer Glow, altere o modo para Linear Dodge, aplique a cor 6283A7 no glow, opacidade em 100% e size 15, como na imagem abaixo;
14) Em Inner Glow,altere o modo para Linear Dodge, opacidade em 71%, aplique a cor 6283A7 para a cor do glow e size 70, como na imagem abaixo.
Seu Planeta deverá ficar como na imagem abaixo:
15) Crie uma nova layer acima da sua segunda layer, selecione a nova layer e a layer com os efeitos do planeta clicando em cima delas pressionando a tecla Ctrl e mescle-as;
16) Você terá agora uma layer só com o brilho (atmosfera) do planeta. Altere o modo da layer para Linear Dodge e nomeie essa layer com o nome Atmosfera;
17) Pegue a Erase tool e configure do mesmo modo que foi configurado o brush para o preenchimento do círculo (tamanho 300 px, hardness 0% e com a airbrush marcada na barra da ferramenta);
18) Na layer da atmosfera, coloque o marcador da Erase com suas extremidades entre o nº 3 e nº 6 do relógio e dê alguns cliques para que o fundo da atmosfera seja apagado de leve, como na imagem abaixo;
19) Parece muito bom neh, mas ainda não acabou!! Vamos colocar mais realidade nesse planeta. Agora nós devemos ter 3 layers: a atmosfera, o planeta e o fundo preto. Duplique a layer do planeta;
20) Com a layer duplicada selecionada, vá em Filter > Stylize > Emboss. Configure como está na imagem abaixo;
21) Feito isso, pressione Ctrl +Shift+U para tirar a saturação da cor;
22) Precisamos agora isolar as cores de sombra e de luz. Para isso duplique a layer com o efeito emboss e sem saturaçaõ. Uma será a luz e a outra layer a sombra. Na layer duplicada (será a Planeta copy 2), nomeie-a como luz, aperte Ctrl+L ou vá em Image > Adjustments > Levels;
23) Conifigure o Levels de modo que o planeta fique todo escuro com alguns pontinhos brancos, como na imagem abaixo;
24) Repita agora o mesmo procedimento na layer abaixo dessa (será a planeta copy). Nomeie essa layer com o nome sombra e ajuste o Levels até que aconteça o resultado contrário do processo anterior, ou seja, até que o planeta fique todo branco com alguns pontos pretos, como na imagem abaixo:
25) Feito isso, altere o modo da layer luz para Linear Dodge e da layer sombra para Multiply;
26) Irá aparecer uma forte linha branca em volta do planeta. Pegue a eraser com as mesmas configurações dos outros processos e apague a levemente;
27) Depois desses processos, o Emboss ira ficar forte demais. Ajuste a opacidade da layer luz para 50% e da layer sombra para 70%;
28) Este processo é opcional, mas coloque mais contraste com a ferramenta Curves. Aperte Ctrl +M ou Vá em Image > Adjustments > Curves e configure-o de sua preferência.
Está pronto o seu planeta